O Café Maricota nasce a partir da influência de Maria Claudina de Sá. Para muitos Dona Maricota,  para nós  seus familiares,  Mamãe Maricota. 

Maria Claudina nasceu 08 de setembro de 1888, em Rio Branco - MG, filha de Pedro Sabino de Sousa e Claudina Amélia da Conceição.

Teve nove irmãos entre eles: João, Aristides,  Sabino,  Amélia, Marcionilha, Virgilina, José,  Artur e Antônio, todos com sobrenome Sabino.

A família de Pedro Sabino e Claudina da Conceição se fixaram em Caratinga. Hoje, o terreno pertence ao Município de Ubaporanga e faz divisa com Piedade de Caratinga.

Maria Claudina casou-se com Manoel Ribeiro de Sá, por volta de 1908, ficou viúva 8 anos após o casamento e teve um filho,  Geraldo Ribeiro de Sá,  o Geraldo Maricota e para nós filhos e netos: Papai Geraldo.

Adminstrado pelos netos e bisnetos da Mamãe Maricota,  o Café Maricota mantém a tradição, com qualidade, sem esquecer os ensinamentos da importância da conservação ambiental, do respeito ao próximo, da valorização da família. Pra nós, esses são segredos primordiais para ter uma café especial.